sábado, 30 de janeiro de 2010

Abelha Mandaçaia - Melipona Quadrifasciata


Melipona quadrifasciata quadrifasciata e Melipona quadrifasciata anthidioides  (Lepeletier ), a área de ocorrência natural dessas abelhas vai do sul ao nordeste, e Brasil central, as colônias naturais de Mandaçaia são encontradas sempre nos ocos de árvores, a entrada do ninhoé construida pela abelhas em raias convergentes de barro, e só passauma abelha de cada vêz, os favos de cria  podem ser horizontais ou helicoidais, não fazem células reais, o invólucro que protege os  favos de cria possui diversas membranas de cerume, os potes são ovóides e tem cerca de 3 a 4 cm de altura, o própolis usado pelas abelhas é um pouco viscoso, no batume de calafetação das colméias usam barro e própolis e talves excrementos de animais, as colônias são regularmente populosas, estima-se cerca de 700 abelhas em colônias fortes.


Caixa com Ninho de mandaçaia 

As mandaçaias são abelhas inteiramente mansas, mas quando o enxame é forte, teem o hábito de esvoaçar sobre o meliponicultor, fazendo cócegas, raramente chegam a beliscar, é uma forma branda de defesa da colônia, apesar dessa espécie ter hábitos sujos, o mel é muito saboroso, porém recomendamos cuidados no consumo do mel, devendo o mesmo passar pelo processo de higienização pasteurização.



È extremamente gratificante a criação das mandacaias, são abelhas rústicas e fáceis de criar, porém embora seja raro, as colônias não resistem a mortalidade da cria, devendo-se tomar todo cuidado no manejo das meliponas em relação aos forideos.                                                              

                               
Ref. Criação de Abelhas Indígenas sem Ferrão.  
Paulo Nogueira Neto - 1970. 
Editora Tecnapis


5 comentários:

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Olá,amigo
eu encontrei o seu blog,pesquisando sobre abelhas nativas(o que faço sempre),achei muito bom,gostei da iniciativa,pois,só ajuda a divulgar a nossa atividade.
Sou apaixonado por ASF,tenho um pequeno meliponário no semi-árido Paraibano...
Tenho um blog sobre abelhas nativas.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

http;//www.urucueabelhasnativas.blogspot.com

MELIPONARIO ABELHAS DO SUL disse...

Ola Amigo, como é bom ter mais um apaixonados pelas nossas abelhas sem ferrão.
Sou criador de abelhas nativa desde 1989, desde então venho dedicando o meu trabalho em prool a preservação destas abelhas, que cada dia que passa estão ficando sem seu habita natural.
Parabens pelo seu trabalho e que Deus te abençoe.

POSTADO POR ( MELIPONARIO ABELHAS DO SUL)

Unknown disse...

Olá vi seu anúncio e estou verificando que o Sr tem muitos enxames. Mas em especial quanto custaria um enxame de mandaçaia? Sua região é localizada onde? Moro na região dos lagos no RJ

Unknown disse...

Olá, estou pensando em estar colocando em meu sítio enxames de mandaçaia. Se o Sr. Comercializa seria quanto cada enxame,??? Um abracço

Unknown disse...

Boa tarde moro em visconde de maua estou precisando de propolis de mandasaia para fazer isca como fasso para comprar com voce.