domingo, 7 de agosto de 2011

Proteja suas colméias do frio


Um dos grandes problemas dos meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) é o controle da temperatura durante os meses de inverno. Conforme a região do Brasil, a temperatura pode despencar abaixo de zero grau.
Uma solução simples pode ser utilizada para proteger as nossas colmeias (caixas) das baixas temperaturas.  No ambiente natural, os enxames não tem nenhuma necessidade de aquecimento artificial, portanto a melhor solução é imitar a natureza. Não há necessidade de usar sistemas eletrônicos sofisticados, lâmpadas etc. Essa é a grande vantagem do sistema que mostrarei agora.


Construa uma caixa externa onde caibam 15 cm de material isolante envolvendo a colmeia com as abelhas que se quer proteger. Utilize uma caixa de papelão ondulado como caixa externa. Coloque uma camada de 15 cm de serragem (pó de serra de granulação média), bem compactada, no fundo da caixa. Feito isso centralize a caixa de ASF dentro da caixa externa, de modo que fique um espaço de 15 cm entre a caixa interna e a externa de todos os lados. Providencie um pedaço de cano plástico de ½ polegada ligando a entrada das abelhas ao exterior, tomando todo cuidado para que fique bem fixado na parte de dentro. Este poderá ser fixado na parte interior com fita cola, arame etc. Feche o tubo pelo lado de fora com algodão até que o trabalho esteja concluído. Depois disto, vá completando a compactação da serragem até a altura da tampa da caixa com abelhas. Por cima da tampa da caixa de ASF coloque um saco plástico cheio de serragem. Esse plástico será amarrado de forma a facilitar a sua retirada quando for abrir a caixa para revisão ou alimentação. Todo o conjunto externo deverá ser envolvido em um plástico para evitar a umidade na caixa externa. O trabalho de construção desta proteção deverá ser feito à noite, com todas as abelhas recolhidas. Após finalizado o  processo retire o algodão do tubo e reposicione a caixa no lugar original.

 Caixa de proteção para colméia de abelha nativa 

Se o meliponicultor optar por uma proteção temporária, apenas para os meses frios, pode usar materiais de carregação (que são descartados para o lixo) onde o custo será quase zero. Se o criador optar por uma proteção definitiva haverá um custo de construção.
Para a construção de uma proteção definitiva para a caixa externa use materiais sólidos como madeira, placas de vermiculita ou alvenaria.

7 comentários:

Unknown disse...

Muito Bom!!!

O Sr. vende a Colméia Artesanal da Jataí? Contato : leosax.morro@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia!!!
O sr. tem caixas para venda com enxame?

Unknown disse...

Bom trabalho boa ideia parabéns vamos salvar nossas abelhas.

Unknown disse...

Legal gostei da ideia Parabéns

Irene maria disse...

Boa noite, estou com um ninho de abelhas no telhado da minha casa em nova Friburgo, RJ, preciso de alguém para retirada, vocês me indicam alguém? Grata. Irene maria

Unknown disse...

Vcs vendas caixas?

Antenor disse...

Agradeço imensamente o precioso informe.